quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Onde está a política cultural estruturante?

A política do betão está aí. Neste contexto de irresponsabilidade e caciquismo que põe em causa o real desenvolvimento do concelho nos próximos anos, existem diversas áreas que têm sido negligenciadas. Destacamos na presente reflexão o âmbito cultural. O desenvolvimento local tem como condição fundamental a acção cultural enquanto exercício de cidadania, parte estruturante dos processos de interacção.
Consideramos a cultura e a cidadania como eixos determinantes do desenvolvimento integrado dos indivíduos e da comunidade e, nesse sentido, como pilares de políticas públicas (fundamentais) ao serviço dos cidadãos.
Não é necessário fazer uma análise exaustiva da realidade cultural do concelho, para concluirmos que também neste âmbito a actuação do executivo PS é uma ENORME falácia.
É confrangedora e inaceitável a ausência de uma politica cultural estruturante, que assuma o desenvolvimento e fruição de práticas culturais, envolvendo o movimento associativo, o mecenato e os cidadãos.
Não existem quaisquer acções fruidoras de dinâmicas culturais e artísticas, que envolvam os cidadãos no desenvolvimento de novas competências. Não existem espaços de crescimento individual e colectivo, que permitam novas aprendizagens a partir de novos objectos, novas vivências, que sejam realmente participados e interiorizados. Não existem processos de valorização e preservação das especificidades locais, mediante o desenvolvimento de planos transversais que abarquem a área educativa, social e cultural.
O que existe são acções descontínuas e mal estruturadas alancadas em espaços e modelos estereotipados, nas quais se utilizam metodologias de gestão cultural, sem qualquer envolvimento por parte da população quer na sua construção, quer na sua apropriação. É necessário sensibilidade, arrojo e inteligência para a construção de novos modelos, novas práticas que tenham por base a promoção dos saberes, a nossa identidade, o nosso património, as nossas pessoas.
De forma a agrupar as nossas preocupações nesta área sistematizámos breves questões, a partir das quais todos nós devemos reflectir, e daí retirar conclusões, honestamente.
Onde está a politica cultural estruturante?
Onde está a promoção e fruição de práticas culturais e artísticas?
Onde estão as medidas de dinamização e responsabilização do movimento associativo?
Onde estão os espaços comunitários de partilha, construção e tomada de consciência?

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

87.º Aniversário do PCP

Almoço Comemorativo

A Comissão Concelhia de Borba do Partido Comunista Português promove, 09 de Março de 2008, no Centro de Trabalho, o tradicional almoço para comemorar o 87.º aniversário do Partido.

Convidamos todos os militantes, simpatizantes e activistas a participar neste acto cívico.
Haverá intervenções alusivas à efeméride.

Por necessidade de organização, os interessados deverão inscrever-se: endereço: cduborba@gmail.com; ou telem. 966817926, até o dia 05 de Março de 2008.

Participar é afirmar a luta constante pela sociedade livre da exploração do Homem pelo Homem...

Marcha – Liberdade e Democracia

Se não aceita a sistemática violação das liberdades e a degradação do regime democrático.

Se está preocupado com a situação do País e quer um futuro de liberdade,democracia e progresso social

Então, junte-se a nós no próximo dia 1 de Março às 14:30 no Príncipe Real, eparticipe na marcha pela Liberdade e pela Democracia.

_A Marcha é promovida pelo PCP - Partido Comunista Português. Os militantes e activistas de Borba que queiram participar, utilizem o transporte que está disponível, 01 de Março, 10.h 15m, junto à câmara municipal. Para organizarmos as deslocações contactar: cduborba@gmail.com; telem. 966817926, até quarta-feira, 27 de Fevereiro.

(Por favor contacte, se quiser dar mais força à liberdade)

O Governo PS é uma Fraude!

O Governo do P.S. é uma fraude! É hoje clara a percepção que o 1.º Ministro se tornou uma figura sinistra, porque cedeu, em toda a linha, aos sórdidos interesses neoliberais.
Cultiva um autoritarismo narcisista, delira com comportamentos antidemocráticos, perde a mais elementar noção de regras cívicas.
E contagia o partido, descaracterizado, submisso, acéfalo, perdendo a capacidade de avaliar as consequências futuras deste desastre.
«coveiro de Portugal»? eis um epíteto apropriado para este 1.º Ministro fraudulento. Não argumentem com a maioria absoluta, porque a consumação da fraude plasma-se no claríssimo incumprimento das promessas eleitorais; parece que tudo o que foi prometido estava programado como «mentira calculada», se avaliarmos o procedimento deste desastroso governo.
Mas a economia cresceu!? Perguntem aos pensionistas, aos trabalhadores, às donas de casa, aos professores, aos utentes da saúde, aos educandos com deficiência - condenados por este governo hipócrita à exclusão - resumindo aos portugueses... talvez o 1.º Ministro se alegre com os grandes banqueiros, com as 500 maiores empresas, já que só esses terão sentido o crescimento...
Que fraude monumental, este Governo! Isto não serão os traços fascizantes residuais ao P.S.? e que dizer da corrupção? E que dizer da perseguição aos sindicalistas? E que dizer da exclusão programada das pessoas com deficiência? Pois estes são factos escondidos, uma vez que, todos os dias, nos entra em casa um personagem delirante, autoritário, manipulador, «mentiroso», que responde – ou talvez não – por Sócrates... Na vertigem do delírio, do embuste, da falsidade, poderá ter esquecido o nome... e gostará mais de ser chamado: «amigo do capital»... parece que, por estas terras em empobrecimento o «amigo do capital» causou furor!... que tristeza! Mas houve uns «rapazinhos» pegados aos «tachos» que, quais«pategos», ficaram inchadíssimos, fotografados ao lado de tão sinistro personagem... – «Eu não sei porque razão, \ certos homens, a meu ver; \ quanto mais pequenos são, \ maiores querem parecer» - pois são estes os mandadorzinhos cá do burgo!... onde iremos com estes «pobres pategos»?

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Tiques fascizantes deste simulacro de socialismo!...

E digam que o P.S. não é um partido de direita! Desde 1974 nunca um sindicalista tinha sido condenado.
Agora foi condenado a 75 dias de prisão – remível a multa – o Camarada João Serpa. Que a justiça é independente! Nem as crianças acreditam: quem esqueceu a tentativa de interferir nos sindicatos? Quem desconhece as numerosas formas encapotadas de manipulação governamental do aparelho judiciário? E que garantias há de formação cívico-democrática dos agentes judiciais? Tudo parece nebuloso, os cidadãos desconfiam, com razão, dum Poder cujas permanentes polémicas na comunicação social o tornam demasiado frágil e suspeito?
E a fúria anti-sindical do 1.º Ministro? E a prepotência da Srª Ministra da Educação - verdadeira «peste da educação» - no ódio aos professores? E a incontida obsessão por processos disciplinares persecutórios da Câmara Municipal de Borba?
Eis, resumidamente, os inocultáveis tiques fascizantes deste simulacro de socialismo!...
Abram-se os entendimentos! Esclareçam-se ideias, mas afaste-se do Poder este «fingimento» de socialismo, este «ludíbrio de dita esquerda».
A dignidade da Pátria recomenda!
Os direitos dos trabalhadores exigem!
Os pobres e desfavorecidos gritam a vozes!
Façamos o que deve ser feito! Construa-se a mudança!...

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O "Parecer" do Capital

“Ao Instituto Português do Património Arquitectónico cabe a missão de conservar, preservar, salvaguardar e valorizar o património arquitectónico…”

Nada nos move contra o supermercado, mas veja-se como procedeu o IPPAR ao permitir esta construção, ao mesmo tempo que cria todas as dificuldades a pequenas obras particulares, como telhados, muros etc. Como sempre este governo oprime os pobres e favorece os ricos. Amigo do grande capital.