sexta-feira, 19 de março de 2010

segunda-feira, 8 de março de 2010

Centenário Dia Internacional da Mulher - 8 de Março 2010

Hoje comemora-se o Centenário do Dia Internacional da Mulher. Foi em 1910 na 2ª Conferência Internacional de Mulheres (Copenhaga) que sob proposta de Clara Zetkin – destacada dirigente do movimento comunista Alemão e internacional – se aprovou a comemoração de um Dia Internacional da Mulher Trabalhadora. A luta que daí se depreendeu perdura até aos nossos dias, num amplo e intenso movimento de emancipação político, económico e social. Em Portugal, esta luta tem tido contornos heróicos, com milhares e milhares de mulheres, na linha da frente, na conquista de direitos efectivos de igualdade e participação social e laboral.
Este património de reivindicação, de mobilização, esclarecimento e, naturalmente, de transformação social, inspira-nos para as lutas que actualmente travamos. Este dia, precursor de tantos outros, instiga-nos a combater a exploração e discriminação das jovens trabalhadoras, o desemprego, a pobreza e as crescentes desigualdades latentes nas reformadas, imigrantes e cidadãs com deficiência. A consciencialização destas e outras discriminações e o incumprimento dos direitos das Mulheres, alertam-nos que a luta tem de ser constante e sem tréguas e, que este dia sendo celebração, é na sua essência, um dia de luta pela igualdade, pela emancipação, pela liberdade.


segunda-feira, 1 de março de 2010

Convite - Dia Internacional da Mulher

A Comissão Concelhia do PCP convida todas as militantes e amigas a estarem presentes num lanche/convívio a realizar no próximo dia 8 de Março pelas 17 horas no centro de trabalho de Borba.