segunda-feira, 28 de junho de 2010

Moção aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal de 27 de Junho

O Conselho de Ministros, através da Resolução nº. 44/2010, estabeleceu orientações para o reordenamento da rede escolar, definindo o encerramento de todas as escolas da rede pública do Ensino Básico, com menos de 21 alunos.
De acordo com esta orientação, deverão encerrar as Escolas EB1 de Orada (com 16 alunos) e Nora (com 17), no nosso concelho.
O encerramento de escolas (por decreto), assume um carácter meramente economicista, não tendo em conta múltiplos factores: as elevadas taxas de sucesso escolar nesses estabelecimentos; os investimentos feitos em matéria de aquecimentos, fornecimento de refeições, material informático, e outros. Nas nossas aldeias, o encerramento da escola contribui para o empobrecimento cultural e social e agrava o isolamento. Por outro lado, cria sérios problemas às crianças, às famílias, aos funcionários e à autarquia.
Considerando a profunda crise que vivemos, visível nos graves problemas económicos e sociais;
Considerando a necessária aposta numa política educativa que assuma a educação como um valor estratégico para o desenvolvimento da região;
Considerando a função social do Estado, garante de uma Escola Pública de qualidade, gratuita e democrática;
A Assembleia Municipal de Borba repudia o encerramento das escolas do 1º ciclo do Ensino Básico de Orada e Nora e solidariza-se com as populações descontentes com estas medidas anti-sociais e puramente economicistas.
Modernizar não é fechar. Educar não é sacrificar. Democratizar não é desertificar. Juntemos as nossas vozes, tomemos individual e colectivamente, posição contra o pretendido encerramento de mais duas escolas no nosso concelho.

Borba, 27 de Junho 2010

segunda-feira, 21 de junho de 2010




Um adeus a Saramago


Não há muito para dizer, neste momento, sobre a morte de José Saramago, nosso Prémio Nobel da Literatura. As palavras, em língua bem portuguesa, utilizou-as ele como ninguém. Li a 1ª edição do “Levantado do Chão” há quase 30 anos e isso moldou, certamente, a minha forma de estar na vida. A maior homenagem que podemos prestar a José Saramago é lê-lo e... ensinar isso aos nossos filhos e a todos os jovens.

As suas obras contribuíram, notavelmente, para a difusão da língua e da cultura portuguesas, por esse mundo fora mas também tiveram efeitos nos seus leitores: inquietaram, desenterraram fantasmas, incomodaram alguns. Para muitos outros, nos quais me incluo, deram voz àquilo que, por vezes, não sabíamos nomear, abriram novos horizontes ao pensamento e ao sonho, ultrapassaram barreiras, afrontaram as “verdades” seculares, fizeram-nos pensar, reflectir na nossa condição humana. Foram obras livres, escritas por um Homem livre. E essas perdurarão no tempo.

Acaba de nos deixar um homem frontal, directo, um escritor único e inimitável. Dizem que a sua escrita é difícil mas só o é até começarmos a ler. Depois, ele cativa-nos e não nos larga até ao fim. Nunca é tarde para começar. E, depois, sentimos que valeu a pena.
Partiu o homem. Fica a sua memorável obra!
Até sempre…

sábado, 19 de junho de 2010

Desfile PCP em Évora - Contra as injustiças e o desastre económico e social

Desfile PCP em Évora, 18 de Junho

Mais informação aqui e fotos aqui

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Não ao Encerramento das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico!

O Governo PS anunciou o encerramento das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico com menos de 20 alunos. A aplicação desta medida fecha mais de uma centena de escolas no Alentejo, 46 no distrito de Évora. No concelho de Borba esta medida afecta directamente as crianças e população das freguesias de Orada e Santiago Rio de Moinhos (Nora).

Trata-se de um ataque sem precedentes contra a escola pública. Em nome do combate ao insucesso escolar, esconde-se a grande motivação desta reorganização escolar, uma solução meramente administrativa e economicista, não se lhe vislumbrando qualquer racionalidade pedagógica.

O encerramento das escolas do 1º ciclo prejudica gravemente os alunos, os pais, a comunidade:

• Afastam-se os alunos em tenra idade do seu habitat escolar e familiar – quebrando relações de apoio e acompanhamento essenciais;
• Extinguem-se postos de trabalho, aumentam-se os custos de transporte;
• Empobrece-se a dimensão educativa, social e cultural das freguesias, reforçando o seu isolamento e dependência;
• Abandona-se o único espaço que anima e preserva o meio rural, enquanto pólo privilegiado de participação da comunidade.

É necessário, é urgente, é fundamental dizer basta a esta situação.

Entendemos existir outro caminho para o crescimento das nossas crianças, para o seu desenvolvimento educativo, social e cultural, para o bem-estar integrado das comunidades. A Comissão Concelhia de Borba do Partido Comunista Português reafirma a sua intenção de intensificar a luta contra estas medidas, apelando à acção decidida e determinada de todos, população, professores, funcionários e comunidade educativa.

A Comissão Concelhia PCP Borba

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Desfile Évora, 18 de Junho - Com o PCP na rua contra as injustiças e o desastre económico e social


O futuro do país está a ser comprometido. Numa escalada sem precedentes, PS e PSD, rasgam compromissos, conspiram contra os interesses nacionais e anunciam novos sacrifícios para os trabalhadores e o Povo Português.
Roubo nos salários e pensões, aumento dos preços, cortes no subsídio de desemprego e nas prestações sociais, corte no investimento público, privatizações, mais injustiça e mais exploração, é esta a politica de desastre nacional que querem impor.

Para o grande capital, para as potências da União Europeia, para aqueles a quem os sacrifícios nunca tocam, ficam os lucros e privilégios.

É preciso agir! É urgente dizer basta!

É urgente travar este rumo de desastre nacional e assegurar a ruptura com a política de direita.

Pelo emprego, em defesa da produção, da justiça social e da soberania nacional, por uma política patriótica e de esquerda, o PCP realizará nos próximos dias 17, 18 e 19 de Junho três grandes desfiles nos centros das cidades de Lisboa, Évora e Porto, respectivamente.

Três grandes iniciativas do PCP abertas à participação de todos os democratas, de todos os patriotas, que aí queiram expressar o seu protesto, a sua indignação e a sua luta por uma vida melhor.

Partida para o desfile em ÉVORA, dia 18 Junho, pelas 17:15, em frente à Câmara

quarta-feira, 2 de junho de 2010

A Indiferença

Parece-me oportuno publicar agora e aqui um excerto de um poema do grande dramaturgo Bertolt Brecht. A situação que vivemos assim o recomenda. Aqui fica para reflexão dos leitores.



Primeiro levaram os comunistas,

Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.

Em seguida levaram alguns operários,

Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.

Depois prenderam os sindicalistas,

Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.

Logo a seguir chegou a vez

de alguns padres,
mas como nunca fui religioso,
também não liguei.

Agora levaram-me a mim

E quando percebi,
Já era tarde.


Bertolt Brecht