quarta-feira, 28 de julho de 2010

Deputado do PCP visita Santa Casa da Misericórdia de Borba


O deputado do PCP João Oliveira, eleito por Évora visitou ontem , dia 27 de Julho, a Santa Casa da Misericórdia de Borba, onde foi recebido pelo seu Provedor. Este encontro serviu para partilhar pontos de vista em relação às principais preocupações da instituição e do Partido Comunista Português.

sábado, 24 de julho de 2010

Artistas da Festa do Avante 2010


Consulta aqui os artistas da Festa do Avante 2010

Preço EP - 19,50 até dia 2 de Setembro
29,00 em 3, 4 e 5 de Setembro

Festa do Avante

domingo, 18 de julho de 2010

CDU Borba no Flickr

Festa do Avante 2009

Acede ao Flickr aqui

terça-feira, 13 de julho de 2010

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Voto de Pesar pela Morte de José Saramago*

A morte de José Saramago constitui uma perda irreparável para Portugal, para o povo português e para a cultura portuguesa.
A dimensão intelectual, artística, humana e cívica de José Saramago faz dele uma figura maior da nossa História.
A sua vasta, notável e singular obra literária – reconhecida com a atribuição, em 1998, do Prémio Nobel da Literatura – ficará como marca impressiva na História da Literatura Portuguesa, sendo um dos seus vultos mais relevantes.
Militante do Partido Comunista Português desde 1969, construtor de Abril, enquanto interveniente activo na resistência ao fascismo, deu continuidade a essa intervenção no período posterior ao Dia da Liberdade, como protagonista do processo revolucionário que viria a transformar profunda e positivamente a construção da democracia que tinha, como referência primeira, a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País.

A CDU propõe que seja aprovado voto de pesar pela morte do Escritor José Saramago e sejam expressas sentidas condolências à sua companheira e restante família.

Os Eleitos CDU

* Apresentado pelos eleitos CDU e aprovada nos órgãos autárquicos

Moção Contra o Encerramento das Escolas do 1º Ciclo

(actualização)

APROVADA POR UNANIMIDADE NAS ASSEMBLEIAS DE FREGUESIA DA MATRIZ, ORADA, SANTIAGO RIO DE MOINHOS E POR MAIORIA NA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE S. BARTOLOMEU

Considerando a profunda crise, visível nos graves problemas económicos e sociais, consequência das políticas dos consecutivos governos PS/PSD/CDS;

Considerando a necessária, urgente e fundamental aposta numa política educativa que assuma a educação como um valor estratégico para o desenvolvimento das regiões;

Considerando a função social do Estado, garante de uma Escola Pública de qualidade, gratuita e democrática;

O eleito CDU propõe à Assembleia Freguesia da Matriz o repúdio veemente contra o encerramento das escolas do 1º ciclo do Ensino Básico nas freguesias de Orada e Santiago Rio de Moinhos (Nora).

Trata-se de uma medida prejudicial para os alunos, pais, professores, funcionários e comunidade. Em nome das práticas pedagógicas e combate ao insucesso escolar, o Governo PS aplica uma solução meramente administrativa e economicista.

A escola em meio rural é um pólo de animação, partindo desta, projectos colectivos que incluem os alunos, pais, idosos, na construção de saberes, na promoção de dinâmicas locais.

A escola é o último porto de abrigo, no qual ainda se vislumbra alguma réstia de vida e esperança nestas freguesias. É a escola que lhes dá o presente e os prepara para o futuro. É a escola o único espaço que combate o despovoamento, desertificação e dependência.

Fundamentamos a nossa posição em 4 pontos centrais:

1. Consideramos que não é extinguindo postos de trabalho, numa zona já de si fustigada pelo desemprego e precariedade, que se promove o desenvolvimento integrado e sustentável do concelho;

2. Consideramos que a reorganização escolar anunciada pelo PS, agravará desigualdades de acesso a serviços de proximidade, por parte da população;

3. Consideramos o encerramento destas escolas o 1º passo para o declínio destas freguesias, provocando no futuro o êxodo dos seus habitantes em procura de serviços e equipamentos públicos;

4. Consideramos que esta medida trará graves consequências para o desenvolvimento educativo, social e cultural das crianças.

O eleito CDU propõe a esta Assembleia a luta contra estas medidas, convicto que estamos a empreender um processo mobilizador e reivindicativo, fundamental para a protecção das populações residentes no concelho, para a melhoria concreta das suas condições de vida e bem-estar. Exortamos esta Assembleia a exercer pressão junto das entidades municipais, regionais e nacionais, de modo a travar a aplicação destas medidas gravosas para o desenvolvimento da freguesia e concelho.

Junho 2010

Os Eleitos CDU