segunda-feira, 21 de julho de 2008

A cara da diferença ou a diferença dos sem cara

Tenho escrito – e hei-de escrever – diversos textos para o blog. Não leio o blog, porque existem problemas de acessibilidade, mas sei que alguns anónimos, descerebrados, porque a inteligência é pública, respondem com todos os atributos grosseiros, deselegantes, medíocres e arruaceiros que são – e foram sempre – apanágio do grupo de interesses de Borba que se acoberta no P.S.
A cara das ideias manifesta-se, a força dos argumentos evidencia-se, a honradez do combate político tem expressão em reflexões, análises e propostas que caracterizam a dignidade da democracia, espaço de construção, debate e diferença.
A diferença tem, pois, caras… E esses anónimos, provavelmente – acoitados nos paços do concelho, sob bênçãos reverentes, porque não têm cara!?...
Antes de tudo, porque alguns já mudaram tantas vezes de opiniões (caras) sobre tudo e sobre coisa nenhuma, que nem qualquer mestre oleiro seria capaz de lhes esboçar as inúmeras caras que deveriam mostrar, se tivessem carácter…
Suposta a impossibilidade de mostrarem tantas caras, escondem-se no anonimato, vomitam frustrações no insulto, na grosseria, na ignorância, que, se algo os interessa, não é a cultura… o que, de verdade, lhes aguça o interesse, é a carteira!...
Haja clareza: Não respondo nem sustento polémicas com anónimos descerebrados e descarados:
Descerebrados, porque, recusando a argúcia, optam pela arruaça. Descarados, porque escondendo a cara, libertam as vilezas de carácter que os atormentam.
Há um facto que me surpreende, neste pântano de descarados: o insigne presidente da câmara persegue, com desmesurada senha/fúria um autor que, neste blog, lhe terá dirigido palavras que julgou ofensivas; sabe-se que é assíduo leitor do blog; não corará de vergonha perante o cortejo de grosserias dos anónimos sem cara? A cordialidade não é um dos seus mais frequentes atributos, mas, perante tanta incontinência verbal, não se interroga?
Esta é a diferença: As caras batem-se pela diferença. Os sem cara, não sabendo o que seja a diferença, guardam o poder, «cofre forte» das suas queridas carteiras.
…Uma outra diferença significativa: para, segundo me dizem, participar no blog do P.S. exige-se controlo, através de registo. Neste blog – espaço de cultura da diferença – mesmo os sem cara, vociferam todo o ressentimento e alguns pesadíssimos sentimentos de insegurança, tantas vezes já mudaram… Que os motiva a esta diarreia verbal? O pavor que ninguém os respeite, os credibilize, os tome por gente honrada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Exmo. Sr. Professor

ANTES DE MAIS, UMA CHAMADA DE ATENÇÃO PARA AS ACUSAÇÕES QUE ACABA DE FAZER. QUEM LHE GARANTE QUE ESTES COMENTÁRIOS ANÓNIMOS SÃO DE "CARAS" DO PS?
TEM NOÇÃO DAS DESAVENÇAS QUE EXISTEM DENTRO DO VOSSO PARTIDO? SE NÃO TEM, PROCURE-AS... ESTÃO À VISTA!

AGORA, UMA SUGESTÃO:
PARE DE TENTAR ANGARIAR UNS MÍSEROS VOTOS EM 2009 ATACANDO DESTE MODO A FORÇA POLÍTICA NO PODER.

JÁ PENSOU EM APRESENTAR SUGESTÕES, ALTERNATIVAS?

CLARO QUE NÃO, AFINAL, A CDU NÃO TEM MOTOR PARA ISSO. LIMITAM-SE A APONTAR O DEDO ÀQUILO QUE CONSIDERAM MAL FEITO.

NUNCA OUVIU DIZER QUE FALAR MAL OU BEM DE MIM NÃO IMPORTA... O IMPORTANTE É QUE FALEM...

ASSIM ACONTECE NA POLÍTICA...

FALAR BEM OU MAL DO PS, TANTO FAZ... O IMPORTANTE É QUE FALEM, AFINAL SE COMENTAM É PORQUE ALGO SE FAZ.

É PORQUE A OBRA AVANÇA.

E AGORA, NÃO ME VENHA FALAR EM ANONIMATO NUMA POSSÍVEL RESPOSTA, POIS COM OU SEM "CARA" ACHO QUE TENHO LEGITIMIDADE PARA DIZER TUDO AQUILO QUE FOI REFERIDO ATRÁS.


ESPERO VER PUBLICADO O MEU POST.

SAUDAÇÕES