sexta-feira, 1 de maio de 2009

Intervenção Assembleia Freguesia Santiago Rio de Moinhos

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE RIO DE MOINHOS
REALIZADA A 24 DE ABRIL DE 2009
21 h

Quero deixar aqui presente nesta Assembleia de Freguesia que há exactamente 35 anos atrás, a esta mesma hora, havia um país onde a maioria das pessoas estariam em suas casas, tristes, oprimidas, resignadas à sua sorte, a pensar no próximo dia, que seria mais um dia igual a tantos outros E, nesse mesmo dia, nesse mesmo país, exactamente a esta mesma hora, exactamente há 35 anos atrás, havia um grupo de Homens que não estavam dispostos a acordar no dia seguinte nas mesmas condições. Esse grupo de homens, corajosos e determinados, estavam a planear e a abrir as portas para que, a partir dessa noite, nada continuasse a ser igual.

É a esse grupo de Homens que eu, hoje e aqui, tenho que agradecer o facto de eu já ter nascido em LIBERDADE:

Foi graças a esses Homens firmes, corajosos e determinados, que há 35 anos atrás, na manhã de 25 DE ABRIL, Portugal acordou diferente, Portugal acordou Livre.

Também não posso deixar de dizer aqui que, no dia em que recebi a convocatória para esta Assembleia, a minha primeira reacção foi dizer “DIA 24 DE ABRIL?! EU NÃO VOU!”, mas passadas umas horas e apesar da tristeza que sinto por nesta Freguesia nada se fazer para comemorar ABRIL, apesar de lamentar que no concelho não se dê a devida importância a este dia, acabei por concluir que, afinal, valeria a pena vir aqui, a esta Assembleia; e isto só pelo facto de só ser possível nós estarmos aqui e agora reunidos, 35 anos depois, porque esses mesmo Homens, com a sua determinação, nunca deixaram de acreditar que neste país, SER LIVRE era POSSÍVEL.

É graças a esses Homens que as Assembleias podem existir e nós podemos estar aqui livremente a expor as nossas ideias.

Por tudo isto,

VIVAM OS CAPITÂES DE ABRIL!
VIVA O 25 DE ABRIL!

25 DE ABRIL SEMPRE!

24-04-2009, 21h00
Sandra Prates, eleita pela CDU

Sem comentários: