quarta-feira, 2 de junho de 2010

A Indiferença

Parece-me oportuno publicar agora e aqui um excerto de um poema do grande dramaturgo Bertolt Brecht. A situação que vivemos assim o recomenda. Aqui fica para reflexão dos leitores.



Primeiro levaram os comunistas,

Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.

Em seguida levaram alguns operários,

Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.

Depois prenderam os sindicalistas,

Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.

Logo a seguir chegou a vez

de alguns padres,
mas como nunca fui religioso,
também não liguei.

Agora levaram-me a mim

E quando percebi,
Já era tarde.


Bertolt Brecht

2 comentários:

Anónimo disse...

Os sonhos de cada dia, conquistam-se a cada hora, a cada minuto. A força transformadora que nos caracteriza vencerá! Por mais dificuldades, mais obstáculos, a verdade conquistará algumas consciências (ainda) adormecidas.
ar

Anónimo disse...

As consciências estão a despertar, prova disso são os mais de 300 mil manifestantes que estiveram no dia 29 de Maio a percorrer as ruas de Lisboa. O número não termina aí, junta-se-lhe os seus familiares, e milhares e milhares de trabalhadores condicionados, perseguidos pelo medo, que ainda não se libertaram mas o farão no futuro. É com a luta que venceremos! Em Lisboa os manifestantes mostraram a sua indignação e diferenciaram-se dos ainda poucos, que pensam que é impossível contrariar as inevitabilidades.
Viva a luta dos trabalhadores!