quarta-feira, 16 de junho de 2010

Não ao Encerramento das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico!

O Governo PS anunciou o encerramento das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico com menos de 20 alunos. A aplicação desta medida fecha mais de uma centena de escolas no Alentejo, 46 no distrito de Évora. No concelho de Borba esta medida afecta directamente as crianças e população das freguesias de Orada e Santiago Rio de Moinhos (Nora).

Trata-se de um ataque sem precedentes contra a escola pública. Em nome do combate ao insucesso escolar, esconde-se a grande motivação desta reorganização escolar, uma solução meramente administrativa e economicista, não se lhe vislumbrando qualquer racionalidade pedagógica.

O encerramento das escolas do 1º ciclo prejudica gravemente os alunos, os pais, a comunidade:

• Afastam-se os alunos em tenra idade do seu habitat escolar e familiar – quebrando relações de apoio e acompanhamento essenciais;
• Extinguem-se postos de trabalho, aumentam-se os custos de transporte;
• Empobrece-se a dimensão educativa, social e cultural das freguesias, reforçando o seu isolamento e dependência;
• Abandona-se o único espaço que anima e preserva o meio rural, enquanto pólo privilegiado de participação da comunidade.

É necessário, é urgente, é fundamental dizer basta a esta situação.

Entendemos existir outro caminho para o crescimento das nossas crianças, para o seu desenvolvimento educativo, social e cultural, para o bem-estar integrado das comunidades. A Comissão Concelhia de Borba do Partido Comunista Português reafirma a sua intenção de intensificar a luta contra estas medidas, apelando à acção decidida e determinada de todos, população, professores, funcionários e comunidade educativa.

A Comissão Concelhia PCP Borba

1 comentário:

João Pedro Paulo disse...

É preciso agir! Estamos todos convocados a assinar o abaixo-assinado contra o encerramento das escola do 1º ciclo do ensino básico.
Qualquer esclarecimento Comissão Concelhia PCP