terça-feira, 4 de dezembro de 2007

A Água é um bem Publico

Todos os Borbenses sentiram os aumentos…

A água é um elemento essencial, suporte de todos os ecossistemas e de todas as formas de vida.
É justamente por isso que a água deve ser entendida como um direito, um direito fundamental que tem que ser assegurado a todas as pessoas, independentemente da sua condição económica e social e independentemente dos locais onde as pessoas habitam.
É evidente que tem que ser garantida com os critérios de qualidade adequados, de outra forma constituirá uma ameaça à saúde pública.
A poluição pode constituir um dos maiores limites ao uso da água, elemento renovável e escasso, cujo ciclo deve ser entendido na sua plenitude de modo a assegurar a qualidade dos nossos recursos hídricos. Por isso, assume também extraordinária importância o saneamento e o tratamento de águas residuais.
Não é, assim, indiferente entender a água como um direito, que deve ser garantido a todas as pessoas, ou entendê-la como uma mercadoria que deve gerar lucros para quem a comercializa.
Não é, assim, indiferente considerar que um sector com estas características deva estar nas mãos das autarquias, a quem cabe garantir os direitos dos seus munícipes, assumir princípios de solidariedade, a defesa do ambiente e a qualidade de vida das populações, ou se deve ser dominado por empresas privadas, em que as autarquias sejam minoritárias e que apresentam como primeiro objectivo o lucro, determinando toda a sua estratégia em função desse objectivo.
Não é, pois, indiferente se este sector está nas mãos do poder político, eleito pelas pessoas, a quem lhes cabe prestar contas, ou se está nas mãos do poder económico, alheado dos interesses dos cidadãos, que tem em conta o interesse da empresa.
Borba já deu o primeiro passo negativo para passar a gestão da água para as mãos do poder económico, ao concessionar os seus sistemas de abastecimento e de saneamento em alta à Empresa Águas do Centro Alentejo.
Em Borba, esta concessão não se mostrou mais eficaz do que a gestão municipal, até porque o que reina é uma grande confusão, com condutas enterradas há quase dois anos e a não serem utilizadas. Munícipes a pagar água e saneamento à Câmara e a Câmara a acumular dívida à empresa concessionária. A empresa a utilizar as infra-estruturas municipais e Câmara a não saber o valor da concessão do sistema etc. São só alguns exemplos. O preço da água a aumentar todos os anos em valores superiores à inflacção.
É preciso estar atento a novos desenvolvimentos.

3 comentários:

Anónimo disse...

gOSTEI DO TEXTO.
bEM ESCRITO, BEM PONTUADO, ...
mAS, PEÇO DESCULPA, PECA POR ESCLARECER POUCO.
aFINAL, ONDE ESTÃO ENTERRADAS AS CONDUTAS QUE NÃO SÃO UTILIZADAS?
qUANTO FOI O AUMENTO DAS TARIFAS DA ÁGUA COM ESTA cÂMARA? e QUANTO FOI O AUMENTO DAS TAXAS DE SANEAMENTO? qUAL É O VALOR DA DÍVIDA À EMPRESA CONCESSIONÁRIA?
eSTOU EM CRER QUE A FRIEZA CRUA DOS NÚMEROS PERMITE ILUCIDAR MUITO MAIS QUEM LÊ ESTES TEXTOS.

Anónimo disse...

Caros, o problema reside no facto de a CDU enquanto esteve no poder em borba, não só não resolveu o assunto como o agravou drasticamente. Estes senhores do PS conseguiram entrar num sistema que tem um grau de confiança de 100% em como os problemas desta natureza vão ser resolvidos. Então quem é que tratou do caminho certo??? Mas se querem marasmo permanente então deêm ouvidos aos CDUs.

Anónimo disse...

"PORQUE ENTENDEMOS QUE NOS BLOG'S DEVE HAVER UMA MAIOR SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA, DECIDIMOS SÓ ACEITAR COMENTÁRIOS DE UTILIZADORES REGISTADOS. COMO SE REGISTAR: 1º - ENTRE NA JANELA DOS COMENTÁRIOS. 2º - CLIQUE COM O BOTÃO ESQUERDO DO RATO EM REGISTAR. 3º - PREENCHA TODOS OS REQUISITOS DO REGISTO E CONCLUA O MESMO. 4º - PODERÁ ASSIM COMENTAR, PREENCHENDO A VERIFICAÇÃO DE LETRAS E POSTERIORMENTE O "USERNAME" E A "PASSWORD" QUE COLOCOU NO REGISTO. 5º - O COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO".

Este texto acima é o cabeçalho do blog do PS de Borba.

Sobre ele deixo uma pequena nota, dizendo que me parece extremamente deplorável que um espaço que tenha por objectivo uma partilha, discussão e aprofundamento de assuntos de TODOS seja apenas para alguns.
É a forma de controlar as opiniões de poucos, generalizando-as a todos.
Assim, alguns blogs da nossa terra, poderão também seguir o exemplo, resolvendo um problema já devidamente identificado.
A todos boas pedradas no charco.